VI WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM SISTEMAS COLABORATIVOS (WTD-SC 2015)

WTD-SC é uma excelente oportunidade para o estudante de pós-graduação apresentar a pesquisa em andamento de sua dissertação de mestrado ou de sua tese de doutorado. Isto permite ao estudante  receber comentários e sugestões de pesquisadores experientes na área de Sistemas Colaborativos. Devem ser submetidos trabalhos que tenham prazo previsto de conclusão a partir de janeiro de 2016. Pesquisas concluídas ou em fase de conclusão não devem ser submetidas. Os tópicos de interesse são os mesmos dos artigos do SBSC 2015.

A submissão de trabalhos consiste no preenchimento da Ficha de Pesquisa e na elaboração de um artigo resumido contendo 2 a 4 páginas no mesmo formato dos artigos do simpósio. As submissões devem ser feitas através do sistema da SBC disponível em https://submissoes.sbc.org.br/ de acordo com o formato padrão ACM disponível em http://www.acm.org/sigs/publications/proceedings-templates. Por favor, submeta os 2 arquivos como um único arquivo .pdf com os dois documentos.

Os trabalhos de alunos de doutorado podem ser escritos em inglês ou em português. Os alunos de doutorado que escreveram seus trabalhos em inglês terão seus trabalhos avaliados por um pesquisadores internacionais experientes na área de Sistemas Colaborativos. Pretende-se, desta forma, dar visibilidade a pesquisa brasileira em Sistemas Colaborativos e fornecer um feedback diferenciado aos alunos de doutorado que assim o desejarem.

Os trabalhos devem ser apresentados com a seguinte estrutura: Introdução, Apresentação do Problema, Proposta de Solução, Projeto de avaliação da solução, Atividades já realizadas e Conclusão. Sugere-se que na Introdução do artigo sejam apresentados a justificativa e o objetivo da pesquisa. Na Apresentação do Problema, sugere-se que seja apresentado o problema investigado, quais são as evidências de que o problema existe (a partir da literatura e/ou de dados empíricos), com que frequência ele ocorre e, mais importante, a relevância do problema. Na Proposta de Solução, descreva como se pretende dar uma solução a esse problema. Na seção Projeto de avaliação da solução, indique como a pesquisa será conduzida, sendo sugerido explicitar: o método de pesquisa que será adotado, como será conduzida a pesquisa (que deverá estar de acordo com as diretrizes do método), os dados a serem coletados, o método de análise dos dados e, caso haja hipótese, os resultados esperados para o falseamento da hipótese (que resultado indicará que a hipótese talvez seja válida, e que resultado indicará que a hipótese foi refutada?). Na seção Atividades já realizadas, indique quais etapas já foram cumpridas. Na seção Conclusão, finalize a apresentação do seu trabalho.

Junto com a submissão deve estar anexada a ficha de Pesquisa. Favor baixar aqui.

Os artigos não serão publicados nos Anais do SBSC 2015. Os trabalhos aceitos serão apresentados se o estudante de pós-graduação estiver inscrito no evento que receberá feedback adicional durante o evento.

Coordenador

Datas Importantes