Chamada de Trabalhos

O Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC) convida a comunidade científica e demais interessados para a submissão de artigos. O SBSC discute o desenvolvimento e o uso de sistemas para dar suporte à colaboração entre pessoas. As discussões envolvem, sob várias perspectivas, o desenvolvimento e a avaliação de sistemas colaborativos, a investigação de como a colaboração ocorre na prática e a aplicação de sistemas colaborativos em diversos domínios.

Em seu 12º ano, o SBSC se consolida como um importante fórum para pesquisadores, estudantes e profissionais discutirem problemas, técnicas, soluções, inovações e experiências na área. Serão aceitos artigos relatando pesquisas concluídas ou em andamento, podendo o texto estar em português ou em inglês.  

Tópicos de Interesse

Nesta edição do SBSC, foram adotados literalmente os mesmos tópicos do evento CSCW 2016 visando preparar os pesquisadores brasileiros para melhor dialogar com este evento internacional que é o mais importante da área e que em 2017 será realizado no Brasil. Desta forma, convidamos os pesquisadores a submeter artigos relatando pesquisas completas ou em andamento sobre os seguintes tópicos relacionados à colaboração e aos sistemas colaborativos:

  • Computação social e de multidão (crowd computing)

Estudos, teorias, projetos, mecanismos, sistemas e infraestruturas que tratam as mídias sociais, redes sociais, wikis, blogs, jogos online, crowdsourcing, inteligência coletiva, mundos virtuais e busca coletiva de informação.

  • Projeto de Sistemas

Hardware, arquiteturas, infraestruturas, design de interação, fundamentação técnica, algoritmos e  kits de ferramentas que possibilitem a construção de novos sistemas e experiências colaborativas e sociais.

  • Teorias e modelos

Análise crítica ou teoria das organizações (por exemplo, teorias sociológicas, coordenação de grupos, etc.), com clara relevância para o projeto ou estudo de sistemas sociais e colaborativos.

  • Investigações empíricas

Achados, diretrizes e estudos relativos a tecnologias, práticas e usos de tecnologias de comunicação, colaboração e sociais.

  • Práticas sociais e colaborativas

Caracterização da natureza da colaboração e da interação social por meio de estudos da prática, incluindo as práticas de trabalho e práticas sociais.

  • Mineração e Modelagem

Estudos, análises, algoritmos e infraestruturas para fazer uso de dados, em grande ou pequena quantidade.

  • Metodologias e Ferramentas

Novos métodos ou combinações de abordagens e ferramentas utilizadas na construção de sistemas e na pesquisa de sua utilização.

  • Sistemas Colaborativos e computação social para populações carentes

Estudos, sistemas, projetos e outras pesquisas com foco em computação social e sistemas colaborativos para as comunidades de usuários idosos, deficientes, de baixa renda e usuários de comunidades carentes.

  • Sistemas colaborativos e sociais aplicados a domínios específicos

Incluindo sistemas para saúde, transporte, jogos, TICs, sustentabilidade, educação, acessibilidade, colaboração global e outros domínios.

  • Sistemas colaborativos baseados em tecnologias emergentes

Computação móvel e ubíqua, motores de jogo, mundos virtuais, tecnologias multi-toque, novas tecnologias de exibição, reconhecimento de gestos e visão, big data, MOOCs, mercados de trabalho de multidão, sistemas de redes sociais e sistemas de detecção.

  • Ultrapassando Barreiras

Estudos, protótipos e outras investigações que exploram as interações entre disciplinas, distância, línguas, gerações e culturas, para ajudar a entender melhor como transcender as fronteiras sociais, temporais e espaciais.

Regras para Submissão

Os artigos a serem submetidos devem apresentar uma pesquisa acadêmica original e relevante para a área de Sistemas Colaborativos. Serão aceitos relatos de pesquisa concluída ou em andamento.

Artigo de Pesquisa Concluída: o artigo submetido nesta trilha deve explicitar a metodologia científica empregada na pesquisa, deve conter uma seção para análise dos resultados, e precisa ressaltar as contribuições levando em consideração os resultados já publicados em outras pesquisas correlatas. Apenas artigos desta categoria serão considerados na seleção dos melhores artigos.

Artigo de Pesquisa em Andamento: O artigo submetido nesta trilha deve caracterizar o problema que busca resolver, enfatizando a relevância da pesquisa e a potencial contribuição para a área.

As submissões - seja de pesquisa concluída ou em andamento - devem seguir as regras:

  • O artigo pode ser escrito em português ou inglês.
  • O artigo deve conter entre 6 a 8 páginas (incluindo as figuras, tabelas, diagramas, bibliografia e anexos) seguindo o modelo da ACM.
  • No cabeçalho do artigo não deverá haver nenhum tipo de identificação dos autores (para possibilitar blind review).
  • O artigo não pode ter sido publicado em outro fórum nem ter sido submetido à revisão em outras conferências.
  • Recomenda-se fortemente referenciar trabalhos publicados em edições anteriores dos anais SBSC e CSCW.
  • O artigo deve ser submetido pela plataforma JEMS da SBC.
  • Caso o artigo seja aceito, serão fornecidas instruções mais detalhadas para a versão final (por exemplo, artigos escritos em português deverão conter título e abstract equivalentes em inglês).
  • Caso o artigo seja aceito, ao menos um dos autores do artigo deve se inscrever no evento e se comprometer a apresentar o artigo no evento.

 

Seleção de Artigos

A seleção dos artigos a serem publicados nos anais do SBSC será realizada a partir da revisão de pelo menos dois membros do comitê de programa. A revisão será duplo-cego (blind review) e com base em critérios: pertinência a pelo menos um dos tópicos do evento, relevância para a área de Sistemas Colaborativos, revisão da literatura, metodologia científica (no caso de pesquisa completa), originalidade e clareza. Serão premiados os três melhores artigos.

Coordenadores

  • Bruno Freitas Gadelha (UFAM - AM) – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Mariano Pimentel (UNIRIO - RJ) – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Datas Importantes

  • Submissão de artigos: 01/06/2015 22/06/2015
  • Notificação de aceitação: 20/07/2015
  • Submissão da versão final: 10/08/2015