IHC na Prática

Esta categoria é dirigida a todos os profissionais da indústria que queiram apresentar as suas experiências com o projeto da Interação Humano-Computador envolvendo aspectos técnicos, comerciais, de gestão e os principais desafios relacionados à aplicação de métodos e técnicas de Projeto Centrado no Usuário no desenvolvimento de produtos e serviços.

É uma oportunidade muito importante não somente para que as empresas apresentem a sua perspectiva, mas principalmente para a troca de experiência entre indústria e academia.

Tópicos de Interesse:

Qualquer tema relevante à prática de IHC nas empresas é esperado nesta trilha, incluindo mas não limitado a:

  • Projeto Centrado no Usuário no desenvolvimento de produtos e serviços;
  • Usabilidade, Experiência do Usuário (UX), Design Thinking;
  • Integração de IHC e métodos ágeis: Agile UX, Lean UX;
  • Qualidade e Gestão de Processos Centrados no Usuário: retorno sobre o investimento (ROI), avaliação de qualidade de processos e produtos;
  • Aspectos organizacionais do Projeto Centrado no Usuário: formação de equipes multidisciplinares, colaboração entre diferentes departamentos da empresa (marketing, TI, design, suporte ao cliente, etc.);
  • Profissionais de UX: equipes internas ou consultorias externas?
  • Relatos de uso de ferramentas e equipamentos para prototipação e testes de usabilidade presenciais e remotos;
  • Relatos de projetos internacionais;
  • IHC, tecnologias assistivas e acessibilidade;
  • IHC para Dispositivos Móveis;
  • Big Data em IHC;
  • IHC e a Internet das Coisas (IoT);

 

Submissões:

As submissões devem ser feitas, em português ou em inglês, por profissionais vinculados a empresas e devem relatar casos e experiências reais, relevantes para a área de IHC, de sucesso ou mesmo de insucesso.

A submissão será em duas etapas:

Etapa 1: Deverá ser enviado um resumo de no máximo uma página, com modelo livre e em formato PDF, contendo:

1. Título, autores, nome da empresa;

2. Resumo com descrição do problema abordado e da solução adotada;

Etapa 2: Os autores dos resumos aceitos deverão enviar um documento com a submissão completa. Este documento deve estar em formato PDF e seguir o modelo para publicação de artigo completo da ACM SIGCHI, porém com no máximo quatro (4) páginas, contemplando o seguinte conteúdo:

1. Título, autores, nome da empresa;

2. Problema abordado e seu contexto;

3. Solução adotada;

4. Resultados;

5. Discussão;

6. Conclusão.

As submissões completas serão apresentadas na conferência e publicadas nos anais do evento.

Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do Sistema JEMS (em sua versão antiga). A versão Beta do sistema não deve ser utilizada.

A responsabilidade pelo conteúdo é dos autores, cabendo a eles obter autorização da empresa para a submissão da proposta e a exposição do caso.

Critério de Aprovação:

As submissões serão avaliadas por uma equipe de profissionais do mercado e da academia, sendo considerada na avaliação a relevância do tema e a contribuição para as comunidades empresariais e acadêmicas.

As propostas não podem ter conotação comercial nem fazer marketing explícito de um produto ou instituição.

Apresentação no Simpósio:

Um dos autores dos trabalhos aceitos deve obrigatoriamente se inscrever no Simpósio para apresentação dos trabalhos aprovados, a qual ocorrerá em sessões técnicas do evento. Cada trabalho terá 15 minutos para apresentação, seguidos de 5 minutos para discussão.

Coordenadores:

  • Silvia Amélia Bim (UTFPR) – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Adriana Betiol (Interfacil Usabilidade de Sistemas LTDA) – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

Datas Importantes:

  • Prazo de submissão dos resumos: 27/05/2015 10/06/2015 19/06/2015
  • Notificação de resultados dos resumos aprovados: 15/06/2015 26/06/2015
  • Envio da versão final completa: 20/07/2015 31/07/2015