Apresentação

Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC) discute o desenvolvimento e uso de ferramentas para dar suporte à colaboração entre pessoas. Alguns exemplos atuais de sistemas colaborativos de sucesso incluem redes sociais, ambientes de desenvolvimento distribuído de software, sistemas de compartilhamento de arquivos, mundos virtuais, editores cooperativos, wikis, sistemas de gestão de conhecimento e ferramentas de comunicação, como videoconferência e blog.

Com a popularização de mecanismos de colaboração na Web, cresce ainda mais a importância de estudos teóricos e empíricos sobre técnicas, tecnologias e modelos relevantes para desenvolvimento e uso de sistemas colaborativos, envolvendo aspectos sociais e técnicos.

Diversas subáreas da Computação possuem contribuições para a pesquisa em Sistemas Colaborativos: Engenharia de Software, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Sistemas de Informação, Computação Gráfica, Interação Humano-Computador, Sistemas Multimídia, Sistemas Distribuídos entre outras. Para abordar as questões não técnicas desta área, subáreas da Sociologia, Antropologia, Psicologia, Educação, Linguística etc. também encontram aqui espaço para contribuições.

Em seu 12º ano, o SBSC se tornou um importante fórum para pesquisadores, estudantes e profissionais discutirem sobre esta área multidisciplinar.